O projeto CT-BIO enquadra-se no Programa INTERREG V-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020 no eixo prioritário 2, «crescimento integrador através de uma cooperação transfronteiriça a favor da competitividade empresarial». Concretamente, CT-BIO adapta-se à prioridade de investimento 3.B, a qual procura o «desenvolvimento e a implementação de novos modelos empresariais para as PME, em particular a internacionalização». O projeto CT-BIO tem como objetivo final melhorar a competitividade empresarial e a consolidação do setor biotech e das ciências da vida na região transfronteiriça com um plano conjunto e baseado na colaboração entre agentes e empresas dos dois lados da fronteira.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Promover a cooperação e a integração do setor biotech no espaço transfronteiriço através do impulso definitivo ao Iberian Biotech Cluster.

Tornar o Cluster num agente de promoção da competitividade setorial, atuando como prestador de serviços avançados de consolidação, de desenvolvimento empresarial e de captação de financiamento externo.

Implementar sistemas e ações destinados a apoiar o desenvolvimento, o empreendimento, a criatividade e a geração de novas ideias e novos modelos de negócio no setor biotecnológico.

Fomentar a internacionalização do setor através da colaboração das empresas e os agentes do norte de Portugal e da Galiza para a procura conjunta de oportunidades de negócio e a gestão e o acesso a mercados externos.

Contribuir para o reforço dos recursos humanos do setor mediante estratégias de adquisição de competências empresariais.

Fomentar a criação de um pólo empresarial de referência e aumentar a oferta de espaços para a implantação e a consolidação de iniciativas empresariais inovadoras no setor biotech.

Linhas de ação

PROGRAMA DE ATUAÇÕES

Para atingir os objetivos será implementado um ambicioso programa de atividades que proporcionem uma melhoria da competitividade das empresas do setor e favoreçam o acesso conjunto a mercados externos.