Início / O que é a Biotecnologia?
Usada desde a Antiguidade, a Biotecnologia é uma área interdisciplinar aplicada a diversos campos, desde a saúde, à agricultura e produção alimentar, passando pela produção industrial de diversos componentes e produtos utilizados em praticamente todas as áreas da economia.
O termo “Biotecnologia” tem vindo a evoluir ao longo da História, sendo que se considera que o termo utilizado atualmente no meio científico e tecnológico, e analisado no contexto económico, tenha sido implementado depois de, na década de 70, se realizarem os primeiros procedimentos de splicing e transferência de genes. Como consequência da biologia molecular moderna, a Biotecnologia está intimamente ligada às ciências biológicas e depende fortemente do envolvimento de materiais e sistemas biológicos num processo ou aplicação.
De acordo com a OCDE (2002, atualizada em 2016), a biotecnologia pode definir-se de forma geral como
a aplicação da ciência e tecnologia aos organismos vivos, bem como às suas partes, produtos e modelos, de forma a alterar materiais vivos ou não vivos para a produção de conhecimento, bens e serviços.
Esta definição simplificada abrange toda a biotecnologia moderna, mas também muitas atividades tradicionais ou limítrofes. Assim, esta definição deve ser detalhada com base numa lista de termos biotecnológicos, que auxilia na interpretação da definição geral:
NOTA: esta é uma lista indicativa, e não exaustiva, dado se tratar de uma área fortemente suscetível à inovação, pelo que não deverá ser estanque e é expectável que sofra atualizações ao longo do tempo.
A Biotecnologia consiste, assim, num conjunto de tecnologias facilitadoras que podem ser aplicadas a diversos sectores de atividade. Por ser fortemente dependente de conhecimento e tecnologia, a Biotecnologia tem um papel relevante na promoção da inovação, da produtividade e do crescimento económico de sectores tradicionais, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações e a proteção ambiental a vários níveis.
Dependendo das áreas de aplicação, a Biotecnologia pode ser dividida em quatro principais áreas:
Fique por dentro das últimas novidades
© Todos os direitos reservados