Documentos sobre o setor

– Estudo Portugal Biotech (2021)

O Estudo “Portugal Biotech: tendências, oportunidades e desafios no setor da Biotecnologia em Portugal” lançado no final de 2021, foi desenvolvido no âmbito do BioData.pt (infraestrutura portuguesa de dados biológicos) resultando de uma análise mais ampla e completa de um estudo inicial sobre a Indústria Portuguesa da Biotecnologia, lançado pela P-BIO em 2016. 

Análise SWOT do setor da biotecnologia em Portugal:

– Caracterização do Setor da Biotecnologia em Portugal (2016)

O setor da Biotecnologia é considerado como um dos setores prioritários para a competitividade da economia. O contributo deste setor para o crescimento económico deve-se ao facto de ser um setor com elevada capacidade de inovar e de difundir inovação nos setores que com ele se relacionam.

No final de 2016, a P-BIO, com o apoio da Universidade do Minho, produziu um documento que dá conta dos dados económicos do setor da Biotecnologia em Portugal – The Portuguese Biotechnology Industry: Firms, Labour Market and Innovation Indicators.

O objetivo geral deste estudo consiste na caracterização do setor da Biotecnologia em Portugal, recorrendo a bases de dados com informação ao nível da empresa. Pretende-se aferir a dimensão do setor em termos de indicadores económicos e financeiros (volume de vendas, emprego, valor acrescentado, rentabilidade, entre outros), caracterizar o mercado de trabalho e a performance do setor em termos de inovação.