BIOMEET22_banner-1200x600px

Nos dias 19 e 20 de setembro, a P-BIO organizou o BIOMEET 2022, o encontro anual do setor da Biotecnologia, com o apoio do Oeiras Valley – Município de Oeiras, enquadrado nas comemorações da Semana Europeia de Biotecnologia 2022.

O evento iniciou no dia 19 de setembro pela manhã com a sessão plenária “Obter a Inovação que necessitamos – repensar o contrato social entre biotecnologia e a sociedade em Portugal“, onde foi lançado o capítulo português do Biotech Social Pact – Pacto Social da Biotecnologia – que contou com 14 subscritores nacionais, e discutidas reflexões sobre o impacto social da biotecnologia. A sessão teve o Jornal Expresso como parceiro media e foi transmitida em direto através do Facebook.

A sessão da tarde foi dedicada ao bioinvestimento e contou com duas sessões temáticas. A primeira foi dedicada à área da Saúde, na qual foi apresentado o caso de sucesso da Lymphact, por Bruno Silva-Santos, do iMM, e apresentados 6 projetos empresariais nesta área a levantar investimento: ExpressTEC, Ophiomics, Piauhy Labs, PURR.AI, REGENERA e FASTinov. A segunda foi dedicada à área da Bioeconomia, na qual foi apresentado o caso de sucesso da Eat Just pelo seu Diretor de Agricultura Celular, Vitor Espírito Santo, e apresentados 5 projetos empresariais nesta área a levantar investimento: AmberSea, Corium Biotech, Delox, EntoGreen e Tech4Med.

No dia 20 de setembro, a sessão ” Da I&D ao mercado: o papel dos clusters em Biotecnologia” foi dedicada ao papel dos clusters de biotecnologia na promoção do crescimento económico regional e nacional. O ecossistema francês foi apresentado como case study, seguindo-se a apresentação dos três grandes clusters biotecnológicos portugueses e uma discussão sobre as políticas que poderão ter maior impacto na promoção de clusters regionais, com vista ao desenvolvimento de start-ups biotecnológicas e ao crescimento económico a nível regional e nacional.

Programa

Programa completo disponível aqui.

Vídeo do evento