P-BIO participa no DxHub, um projeto europeu para diagnóstico de doenças infeciosas

A P-BIO, Associação Portuguesa de Bioindústria, integra o consórcio do projeto DxHub, uma iniciativa europeia financiada através da medida Excellence Hubs, do Horizonte Europa, e que visa desenvolver soluções inovadoras para a deteção de doenças infeciosas. O projeto, financiado em 4,7 milhões de euros, reúne parceiros dos setores público e privado das regiões de Creta (Grécia) e Oeiras (Portugal). 

O DxHub tem como objetivo desenvolver um ecossistema entre as regiões envolvidas no projeto que permita o desenvolvimento de soluções de diagnóstico rápido e preciso de doenças infeciosas no âmbito da One-Health. O finacimanto acontece por conta das já demonstradas atividades por parte de Creta e Oeiras para resolver o problema do diagnóstico eficiente fora de um laboratório centralizado. O DxHub juntará as duas regiões e, através de um plano comum de I&D, acelerará as inovações no domínio do diagnóstico, transformando-as em soluções com impacto.

Os projectos-piloto serão utilizados para interligar o meio académico com as empresas, fornecendo soluções para os setores da saúde, veterinário e agroalimentar, em conformidade com as prioridades estratégicas de ambas as regiões. Paralelamente, a comunicação, divulgação e exploração eficientes dos resultados do DxHub para o ecossistema geral garantirão um elevado impacto social em resultado do co-desenvolvimento e da aceitação das inovações por todos os intervenientes. 

Espera-se que o estabelecimento de ligações fortes entre todos os pagadores do DxHub promova a transferência de conhecimentos conducente à criação de novos postos de trabalho e de ecossistemas de inovação locais atrativos e sustentáveis.

O projeto será coordenado pelo Institute of Molecular Biology and Biotechnology (IMBB), sediada em Creta, e pelo InnOValley, sediado em Oeiras, e conta com, para além de entidades gregas, instituições portuguesas como o ITQB NOVA, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), IHMT NOVA, STAB VIDA, Município de Oeiras, Commissão de Coordenacão e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos. 

 

P-BIO

25 de julho de 2024

Partilhe este artigo