
A P-BIO esteve presente no passado dia 11 de dezembro, na apresentação do IberoBIO, um projeto europeu que visa a consolidação, posicionamento e internacionalização do sector ibérico transfronteiriço da biotecnologia. O evento decorreu no Polo Biotecnológico de Galícia (BIOPOLO SIONLLA), em Santiago de Compostela, na Galiza.
O projeto tem como objetivo oferecer às Pequenas e Médias Empresas (PME) e aos empreendedores do território transfronteiriço ibérico um conjunto de serviços de apoio baseados no talento, na colaboração, na inovação, no acesso ao financiamento e na promoção para melhorar a sua competitividade e o seu potencial de internacionalização.
O IberoBIO é um projeto que vem na sequência dos projetos CT-BIO e Capitaliza CT-BIO, nos quais a P-BIO também foi parceira.Tal como nestes, o IberoBIO foca-se no apoio às PME do setor da biotecnologia, com o objetivo de consolidar, posicionar e promover a internacionalização do setor biotecnológico ibérico transfronteiriço, envolvendo entidades parceiras de Espanha e de Portugal.
Para além da P-BIO, outras entidades portuguesas membros do projeto são o Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), o Colab4Food e o GreenCoLab. Do lado espanhol, encontram-se o Bioga – entidade líder do projeto, a Área de Valorización, Transferencia e Empreendemento da Universidad de Santiago de Compostela, o Consorcio Zona Franca de Vigo,, a Fundación para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología (FUNDECYT) – la Fundación Parque Científico y Tecnológico de Extremadura (PCTEx) (FUNDECYT- PCTEx), a Zona Franca de Cádiz, a Promoção Económica de Salamanca, a Uninova (Sociedade para a promoción de Iniciativas Empresariais Innovadoras, M.P., S.L.) e o Instituto Galego de Promoção Económica.
IberoBIO é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER no âmbito do programa Interreg VI A Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
P-BIO
15 de dezembro de 2023