
A P-BIO (Associação Portuguesa de Bioindústria) organizou ontem, dia 11 de março, no Biocant Park, em Cantanhede, a primeira reunião do MARG (Multi-Actor Regional Group) da Região Centro de Portugal, no âmbito do projeto europeu BioINSouth. A reunião contou com a participação de 11 entidades nacionais públicas e privadas.
O MARG tem como principal missão, servir como a base sólida para a criação do HUB Regional, reunindo uma base alargada de especialistas para impulsionar o crescimento sustentável na área da bioeconomia. Através da colaboração, inovação e troca de conhecimento, pretende-se aumentar a circularidade nas cadeias de valor da bioeconomia e acelerar a transição para modelos produtivos mais sustentáveis e inovadores. O HUB Regional será um espaço de networking e co-criação, promovendo a investigação, o desenvolvimento e a cooperação com decisores políticos para impulsionar a bioeconomia regional.
A P-BIO, enquanto associação nacional que agrega empresas e entidades do setor da Biotecnologia, tem vindo a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da bioeconomia em Portugal, e assume o papel de coordenador do MARG da Região Centro com a finalidade de contribuir ativamente para a criação de um HUB Regional nesta área. Esta primeira reunião contou com a participação de 11 entidades nacionais: P-BIO, Cooperativa Agricola de Coimbra, Universidade de Aveiro, Biocant Park, Stex, Food4Sustainability, BLUEBIO ALLIANCE, AD ELO, Câmara Municipal de Cantanhede, Universidade de Coimbra (CFE-UC), CR Inove (CCDRC) e CCDR-Centro.
O HUB da Região Centro de Portugal irá desempenhar um papel crucial na estratégia de inovação e colaboração nesta Região, juntando-se a 7 outros HUBs regionais em diversos países do Sul da Europa enquanto grupos dinamizadores da bioeconomia no Sul da Europa no âmbito do projeto BioINSouth.
Saiba mais sobre o BioINSouth aqui.
P-BIO
12 de março de 2025