Stemmatters vence Advance Biotech Grant Program do Grupo Merck

A empresa portuguesa de biotecnologia Stemmatters venceu o primeiro prémio EMEA Advance Grant do Grupo Merck.

A biotecnológica foi reconhecida com um prémio no valor de 148,440 euros pelo potencial da sua plataforma de biomateriais mimsys® para impulsionar o desenvolvimento de terapias celulares e genéticas. A cerimónia de entrega do prémio decorreu durante a BIO-Europe 2025, que teve lugar em Viena, Áustria, de 3 a 5 de novembro.

A Advance Biotech Grant Program do Gruopo Merck, lançado em 2014, receonhece empresas de biotecnologia emergentes que desenvolvem terapias inovadoras para pacientes e ajuda-as a trilhar o seu caminho para a comercialização. Até o momento, mais de 40 empresas em todo o mundo receberam o reconhecimento em uma ampla gama de áreas terapêuticas, incluindo câncer, doenças neurológicas e distúrbios cardiovasculares. 


Uma empresa em crescimento no domínio de terapias celulares e genéticas

A Stemmatters anunciou recentemente que o projeto RHYTHMS foi aprovado para financiamento/apoio pelo programa de financiamento Eurostars. O projeto visa melhorar os protocolos de fabrico de terapias celulares. Esta nova subvenção surge na sequência do financiamento do projeto nacional «CAR T-Matters – Transforming the CAR T Cell Therapy Landscape in Portugal», no início deste ano, ao abrigo do programa COMPETE 2030. O consórcio tem como objetivo desenvolver e estabelecer, pela primeira vez, a capacidade nacional para produzir terapias inovadoras com células CAR T para o tratamento do cancro em Portugal.

P-BIO

14 de novembro de 2025

Partilhe este artigo