AccelBio torna-se associada da P-BIO

A AccelBio, uma associação privada sem fins lucrativos reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) como Laboratório Colaborativo (CoLAB), junta-se ao grupo de Associados da P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria.

Com o lema “AccelBio, your partner in biotechnology translation” (AccelBio, a sua parceira na translação biotecnológica), a organização especializa-se em capitalizar descobertas inovadoras provenientes de instituições académicas e startups, explorando novos alvos biológicos e plataformas com potencial para gerar novos fármacos capazes de serem investidos. A AccelBio complementa o conhecimento existente com capacidades de desenvolvimento de projetos de drug discovery, seguindo padrões de qualidade inspirados nas melhores práticas da indústria e no conhecimento de mercado.

 A equipa da AccelBio utiliza uma estratégia translacional focada em fases pré-clínicas de validação de alvo e prova de conceito, apoiada por investigadores e cientistas com experiência na indústria. Além disso, desenvolve plataformas tecnológicas próprias, como uma plataforma de medicina computacional e uma plataforma de organóides especializada na criação de modelos de doença in vitro e em estudos de eficácia e toxicidade. Estas ferramentas permitem reduzir o risco no desenvolvimento de potenciais fármacos, preparando-os para fases de licenciamento industrial ou para a criação de novas empresas.

Sobre a integração na P-BIO, a AccelBio destacou: “A adesão à P-BIO permitirá à AccelBio aumentar a sua visibilidade nacional e internacional como intermediária em projetos de descoberta de novos fármacos. Por outro lado, permitirá à AccelBio aproximar-se de parceiros nacionais, instituições académicas, stratups e indústria, aumentando as probabilidades de colaboração e valorização dos seus projetos.”

A organização sublinha ainda que “um dos objetivos da AccelBio é contribuir para o fortalecimento do sector da biotecnologia em Portugal, criando casos de sucesso que gerem novas estratégias terapêuticas com impacto nos pacientes e retorno para a economia nacional. Consideramos que, junto com a P-BIO e seus parceiros, aumentamos as possibilidades de alcançar estes objetivos.”

Esta parceria estratégica reforça o ecossistema de inovação em saúde em Portugal, alinhando a missão da AccelBio com o propósito da P-BIO de promover sinergias entre ciência, indústria e mercado. A entrada da AccelBio na lista de Associados representa mais um passo na consolidação de uma rede nacional de competências em translação biotecnológica e descoberta de fármacos.

P-BIO

20 de janeiro de 2026

Partilhe este artigo