A NeuroSoV, empresa biotecnológica spin-off da Universidade da Beira Interior dedicada ao desenvolvimento de novas terapias para a doença de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas, junta-se ao grupo de Associados da P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria.
Fundada em 2020, a NeuroSoV centra a sua investigação numa abordagem inovadora que visa as raízes do stresse oxidativo no processo neurodegenerativo. A partir desta visão nasceu o N1(4)inh-IL, um composto pioneiro baseado em tecnologia de líquidos iónicos que atua sobre as enzimas NOX1/NOX4, envolvidas no dano neuronal. Concebido para ir além do alívio dos sintomas, este candidato terapêutico pretende retardar ou parar a progressão da doença, respondendo a uma das maiores necessidades médicas não satisfeitas da atualidade.
Com o lema “Slowing down neurological disorders progression” (Retardar a progressão das doenças neurológicas), a NeuroSoV integra um ecossistema vibrante que liga universidades, hospitais e parceiros industriais em toda a Europa. Apoiada por iniciativas como o PT2020, PT2030, FCT e o EIC, a empresa está empenhada em traduzir a inovação do laboratório para a prática clínica.
Sobre a integração na P-BIO, a Ana Clara Cristóvão, CSO da NeuroSoV, destacou: “A adesão à P-BIO é um passo importante no fortalecimento da ligação da NeuroSoV com a comunidade portuguesa de biotecnologia. Acreditamos que a colaboração, a partilha de conhecimento e a ambição coletiva são essenciais para acelerar a inovação e aproximar novas terapias dos doentes que vivem com doenças neurodegenerativas.”
Esta adesão representa uma oportunidade estratégica para a NeuroSoV alargar a sua rede de colaborações, partilhar conhecimento com outros atores do sector e contribuir para o fortalecimento do ecossistema nacional de biotecnologia. Ao integrar a P-BIO, a empresa reforça o seu papel no panorama da inovação em saúde em Portugal, alinhando-se com a missão da associação de promover sinergias entre ciência, indústria e mercados.
P-BIO
22 de dezembro de 2025
