A Wasteless Bio, uma plataforma inovadora que está a revolucionar a gestão de excedentes e produtos subutilizados no setor das ciências da vida, junta-se ao grupo de Associados da P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria.
Através de um mercado digital que conecta compradores e vendedores, a Wasteless Bio facilita a recirculação de instrumentos de ciências da vida de alta qualidade, consumíveis não utilizados e reagentes que, de outra forma, poderiam ser desperdiçados. A plataforma oferece uma solução económica e sustentável, permitindo que investigadores, laboratórios e organizações se possam focar no que realmente importa: fazer avançar a ciência.
Com o mote “Reduce Reuse Innovate” (Reduzir, Reutilizar, Inovar), a Wasteless Bio posiciona-se como um parceiro estratégico para a transição do setor da biotecnologia para uma economia mais circular.
Sobre a adesão à P-BIO, a empresa destacou: “A nossa expectativa é conectar-nos com a comunidade de biotecnologia portuguesa. Queremos trabalhar com incubadoras e aceleradoras da região, apoiando na redução de custos operacionais de laboratórios em 80% através do fornecimento de produtos provenientes de laboratórios com excedentes, tornando todo o ecossistema mais sustentável.”
A Wasteless Bio enfatiza ainda que “queremos fazer parte de organizações como a P-BIO para expandir o nosso apoio no mercado português, onde a P-BIO se revela um parceiro ideal. Juntos, podemos alinhar um objetivo duplo: melhorar a eficiência de recursos nas operações de ciências da vida em laboratórios e empresas de biotecnologia portuguesas, enquanto apoiamos o mandato de crescimento e inovação da P-BIO.”
Esta adesão representa um passo importante no sentido de fortalecer a sustentabilidade no setor da biotecnologia em Portugal, alinhando-se com a missão da P-BIO de promover sinergias entre ciência, indústria e mercados. A Wasteless Bio traz uma abordagem inovadora que não só otimiza recursos, como também contribui para a redução de custos e para práticas laboratoriais mais responsáveis.
P-BIO
12 de novembro de 2025
