P-BIO
15 de setembro de 2023
A Comissão Europeia publicou o relatório do Fórum Industrial, que apresenta um conjunto abrangente de recomendações para acelerar a implantação de tecnologias de fabrico avançadas na indústria europeia. O relatório é o culminar de muitos meses de trabalho de um grupo de trabalho, reunindo os pontos de vista de uma vasta gama de partes interessadas participantes da Comissão, dos Estados-Membros, da indústria, das ONGs, dos parceiros sociais e das organizações de investigação e inovação. A EuropaBio, organização a nível europeu da qual a P-BIO é membro, foi uma representante da indústria e colaboradora ativa no diálogo estruturado e na preparação do presente relatório.
O relatório apresenta estudos de casos importantes para ilustrar o poder transformador do fabrico avançado transversal a ecossistemas industriais. Inclui dois exemplos de fabrico biológico nos ecossistemas industriais da saúde e agroalimentar: “Produção de células Car T em saúde” ou “Viabilização de biofabricação de Vitamina B2”. A inclusão de exemplos de cuidados de saúde e biotecnologia industrial no relatório confirma o papel fundamental que a biotecnologia e a biomanufatura desempenham no avanço da transformação industrial da Europa.
Sobre o Fórum Industrial
O Fórum Industrial é um mecanismo para apoiar a Comissão Europeia na implementação da Estratégia Industrial Europeia e, por conseguinte, na realização da dupla transição ecológica e digital. O seu objetivo é avaliar os riscos e as necessidades dos diferentes ecossistemas industriais e promover a colaboração entre ecossistemas através de um diálogo estruturado com um vasto leque de partes interessadas. Foi criado um conjunto de cinco grupos de trabalho para atingir diferentes objetivos. A EuropaBio contribuiu ativamente para a Task Force 5 sobre Fabrico Avançado, incluindo o desenvolvimento de recomendações para acelerar a adoção de tecnologias de fabrico avançadas e aumentar a competitividade da Europa.
Notícia reproduzida via EuropaBio.
Leia a notícia original e leia o relatório completo aqui.