Portugal avança no panorama mundial de startups. Lisboa é destaque

Imagem: pixabay

P-BIO

07 de julho de 2023

 
Análise da HelloSafe, baseada em dados da Startup Blink, coloca Portugal como o 26º melhor país para startups, com Lisboa a subir para a 62ª posição global. 
 

Lisboa é a cidade portuguesa mais propícia ao desenvolvimento de startups no país, ocupando a 62ª posição no ranking mundial. Esta informação é resultado de uma análise realizada pela HelloSafe, que utilizou uma base de dados fornecida pela Startup Blink. O estudo oferece um panorama dos melhores países e cidades para criar e desenvolver startups, baseado em critérios de quantidade, qualidade e ambiente de negócios.

Portugal, que conta com seis cidades no TOP 1000 mundial, é considerado o 26º melhor país para startups. Ao nível dos países de língua oficial portuguesa, Portugal ultrapassou o Brasil neste ranking, tornando-se o país com a melhor classificação.

Em 2023, a classificação das três melhores cidades portuguesas para o desenvolvimento de startups manteve-se inalterada em relação a 2022. Depois de Lisboa, o Porto, ocupa o 147º lugar no ranking global, com um mercado de startups focado principalmente no e-commerce e Varejo (retalho). Braga é a terceira cidade na classificação, situando-se na 424ª posição mundial

Entre os principais destaques e mudanças na classificação de 2023, destaca-se o salto de Lisboa, que ganhou 21 posições, e agora ocupa a 62ª posição a nível mundial e a 16ª na Europa. Em contraste, Porto desceu 11 lugares em relação a 2022, situando-se agora na 147ª posição global e 35ª na Europa. No entanto, Braga, a terceira melhor cidade de Portugal para startups, ganhou 8 posições, subindo para o 424º lugar.

Por outro lado, Coimbra apresentou a maior queda, perdendo 116 posições, para 557ª no ranking global. Leiria teve a maior evolução entre as cidades portuguesas, sendo que em 2021 não contava da lista, em 2022 surgiu na 965ª posição e, em 2023, saltou 326 posições, tornando-se a 639ª melhor cidade para startups do mundo. Já Aveiro, que era a quinta melhor cidade portuguesa em 2022, caiu para o sexto lugar e perdeu 72 posições a nível global, para a 739ª posição.

Na Europa, Portugal está na 16ª posição, com grande potencial continuar a subir no ranking. O panorama das startups portuguesas é bem representado nas áreas de Marketing e Vendas, e-commerce e Retalho, e Software e Dados. Segundo o StartupBlink Global Startup Ecosystem Map, existem hoje cerca de 334 startups em Portugal, incluindo quatro unicórnios (empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares; OutSystems, Remote, TalkDesk e Feedzai) e um panteão (Web Summit).

Este estudo sublinha a importância do ecossistema de startups e da inovação para a economia e o desenvolvimento sustentável. A evolução de Portugal neste panorama é notável e coloca o país como um destino atraente para empreendedores e inovadores de todo o mundo.

 

Partilhe este artigo