
A P-BIO, Associação Portuguesa de Bioindústria, integra o consórcio do projeto BioINSouth, uma iniciativa europeia financiada pelo Circular Bio-based Europe Joint Undertaking (CBE JU) e focada no desenvolvimento sustentável da bioeconomia nas regiões do sul da Europa. Este projeto, lançado no passado dia 1 de junho, e com término previsto para 31 de maio de 2027, visa equilibrar o crescimento do setor da bioeconomia com considerações ambientais essenciais.
O BioINSouth tem como principal objetivo auxiliar os decisores políticos das regiões do sul da Europa na integração de limites ecológicos nas suas estratégias de bioeconomia. Através do desenvolvimento de diretrizes e ferramentas digitais, o projeto busca promover atividades circulares baseadas em bio-recursos, ao mesmo tempo que minimiza o impacto ambiental.
Um dos pilares do BioINSouth é a criação de hubs regionais que envolvem uma vasta gama de stakeholders, incluindo decisores políticos, especialistas, empresas e a sociedade civil. Estes hubs, localizados em países com grande potencial para o desenvolvimento da bioeconomia, como Chipre, Eslovénia, Grécia e Portugal, facilitarão a colaboração e a troca de conhecimento, fortalecendo a competitividade e a inovação regional e contribuindo para uma transição justa e verde na União Europeia.
Espera-se que o BioINSouth traga impactos significativos, como uma melhor implementação de soluções circulares baseadas em bio-recursos nas regiões, aumento da eficiência dos recursos locais, e uma redução do impacto ambiental das atividades industriais circulares. Alinhando-se com a Estratégia de Biodiversidade da UE, o projeto visa também melhorar a biodiversidade, contribuindo para um aumento de 3% na área verde total dos ambientes industriais.
O projeto é coordenado pela SPRING – Sustainable Processes and Resources for Innovation and National Growth, com sede em Milão, Itália, e conta com um consórcio diversificado que inclui universidades, centros de investigação e entidades industriais de vários países do sul da Europa.
Saiba mais sobre o projeto aqui.