P-BIO
13 de julho de 2023
A Biovance Capital, uma empresa de capital de risco sediada em Lisboa e que se dedica a apoiar empresas biotecnológicas no desenvolvimento de novas terapêuticas em toda a Europa, anunciou a criação de um fundo especializado na área da saúde que terá um teto máximo de 60 milhões de euros.
O fundo de nome Biovance Capital Fund I, será estabelecido em Portugal e gerido pela recém-criada empresa Biovance Capital Partners, tendo já assegurado um compromisso conjunto de 35 milhões de euros do Fundo Europeu do Investimento, do Banco Português de Fomento e da Comissão Europeia. O fundo deverá ainda contar com compromissos da Caixa Capital (capital de risco da Caixa Geral de Depósitos) e de investidores institucionais nos Estados Unidos e Portugal, detalha em comunicado.
O Biovance Capital Fund I é destinado a investir em empresas de biotecnologia em fase inicial em toda a Europa, com especial ênfase no Sul da Europa, em rondas seed de série A, com montantes entre 1,5 e 6 milhões de euros. O fundo investirá em empresas que desenvolvem novas terapias transformadoras para necessidades médicas não satisfeitas em todas as áreas de doenças e modalidades de medicamentos.
A equipa de gestão do fundo conta com especialistas em cuidados de saúde, todos eles formados em instituições de renome, incluindo a Harvard Medical School, o MIT e o Imperial College, e com experiência excecional nas indústrias farmacêutica e de capital de risco.
A Biovance Capital Partners irá ainda solicitar a aprovação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para gerir o fundo.
“Depois de criarmos a Bionova Capital em 2015, investirmos em sete empresas inovadoras na área da saúde, garantirmos um exit rentável e uma segunda saída em fase de conclusão, estamos agora a estabelecer este novo fundo para explorar a riqueza de terapias médicas inovadoras em toda a Europa que ainda não conseguem encontrar capital de risco especializado adequado. Esta nova estratégia permitirá a criação de muitas mais empresas de biotecnologia em Portugal e no resto da Europa”, afirma no comunicado Peter Villax, Presidente da Bionova Capital e Sócio da Biovance Capital.
“Como cientistas com experiência internacional, testemunhámos a excecional qualidade da investigação biomédica que está a ser produzida na Europa, onde grandes investimentos públicos geraram um manancial de tecnologias prontas para serem transformadas em novas empresas”, disse Ricardo Perdigão Henriques, CEO da Bionova Capital e Managing Partner da Biovance Capital. “Este novo fundo oferecerá uma oportunidade única para os nossos investidores capturarem o valor desta oportunidade de mercado altamente lucrativa e largamente inexplorada e fornecerem capital e conhecimentos especializados para ajudar os empreendedores a transformar as descobertas em novos medicamentos para os doentes que deles necessitam”, conclui o comunicado.
Leia o comunicado completo (em inglês) aqui.