Quem Somos

O grupo de trabalho em biotecnologia industrial foi lançado recentemente agrupando os associados da P-BIO com atividades na aplicação e desenvolvimento de bioprocessos para a produção de compostos de interesse industrial a partir de matérias primas renováveis ou subprodutos industriais.

Nos últimos anos, a Biotecnologia industrial tem vindo a ganhar grande importância, promovendo a substituição de processos convencionais ao nível da indústria química por processos biotecnológicos, na produção de diversos produtos de valor acrescentado. Esta tendência contribui para tornar estas indústrias mais eficientes do ponto de vista ambiental, contribuindo para a sua sustentabilidade, e independentes de matérias primas petroquímicas.

A biotecnologia industrial apresenta um grande conjunto de oportunidades para economia nacional pelas diversas possibilidades de articulação com outros sectores tradicionalmente fortes como os da fileira florestal, pasta e papel, alimentar e do mar.

Alguns dos associados com atividades em biotecnologia industrial são a Biotrend, no desenvolvimento e scale-up de bioprocessos, a SilicoLife no desenho de fábricas celulares otimizadas e o Biocant através das suas valências de genómica e unidade piloto de validação de bioprocessos.