O que é a Biotecnologia Industrial?
A Biotecnologia Industrial abrange a aplicação moderna da biotecnologia para o processamento sustentável e a produção de produtos químicos, materiais e combustíveis. O processamento biotecnológico utiliza enzimas e microrganismos para produzir produtos úteis a uma ampla gama de setores industriais, incluindo produtos químicos, farmacêuticos, de nutrição humana e animal, pasta e papel, têxteis, energia, materiais e polímeros, utilizando matérias-primas renováveis.
O uso da biotecnologia na substituição dos processos existentes torna muitas destas indústrias mais eficientes e amigas do ambiente, contribuindo de diversas formas para a sustentabilidade industrial. Esta mudança de paradigma passa por diferentes áreas, desde as mais conhecidas como a farmacêutica e a agricultura, mas também em áreas de produção de materiais como biopolímeros e bioplásticos.
A biotecnologia industrial permite a obtenção dos mesmos resultados da industria petroquímica, mas recorrendo ao uso de catalisadores biológicos. A aplicação do estado de arte de uma vasta gama de disciplinas científicas na biotecnologia industrial, nomeadamente a bioquímica, microbiologia, genómica, proteómica, bioinformática, biologia de sistemas e engenharia de processos, é a base para alavancar o crescimento rápido, diferenciado e competitivo do setor, assente em biocatalizadores que permitam elevadas produtividades, rendimentos e estabilidade.
Com a adoção de processos industriais baseados em biotecnologia, a engenharia metabólica tem sido um tópico cada vez mais importante. A engenharia metabólica tem por objetivo maximizar a produção dos compostos de interesse industrial em microrganismos, que atuam neste contexto como fábricas celulares, através da sua manipulação genética.
Segundo um estudo recente da OCDE (The Bioeconomy to 2030: designing a policy agenda, http://www.oecd.org/futures/bioeconomy/2030), as aplicações industriais da biotecnologia em 2030 serão responsáveis por 39% do valor económico gerado pela Biotecnologia, o que ilustra o forte investimento em investigação e desenvolvimento expectável nesta área.