Elevar o potencial dos bivalves
A Oceano Fresco é uma empresa biotecnológica e agroalimentar que aplica técnicas inovadoras de aquicultura para cultivar bivalves de forma sustentável e com escala, estando focada em espécies de elevado valor.
Na Oceano Fresco acreditam que é possível regenerar a natureza se mudarmos como nos alimentamos e como cultivamos. Os bivalves são uma fonte de proteína de nível trófico baixo que consomem poucos inputs (sem ração, sem antibióticos) e que resultam em outputs neutros ou positivos, já que sequestram CO2 nas suas conchas e que melhoram a qualidade da água marinha. A Oceano Fresco dedica-se a um cultivo não-extrativo e escalável com integração vertical das várias fases de produção e apostando na ciência, inovação e biodiversidade. A Oceano Fresco começou em 2015 e tem como principais ativos uma maternidade de bivalves, parte integral de um centro biomarinho situado na Nazaré e o primeiro viveiro de mar aberto do mundo para amêijoas, situado ao largo da costa de Lagos, no Algarve. A Oceano Fresco dedica-se exclusivamente ao cultivo de espécies nativas europeias tendo actualmente como espécies principais a amêijoa-macha (Venerupis corrugata) e a amêijoa-boa (Ruditapes decussatus).
Tudo isto só é possível, com uma equipa dedicada de biólogos e cientistas que lideram os seus programas de I&D e de melhoramento seletivo, premiados com um ‘Selo de Excelência’ da Comissão Europeia em 2021.